A Unidade de Conservação Juréia Itatins é uma unidade de conservação de proteção integral a natureza localizada no Litoral Sul do Estado de São Paulo. Seu território é distribuÃdo pelos municÃpios de: Iguape, Miracatu, Itariri, Pedro de Toledo e PeruÃbe.
Sua área é estimada em 844,2 km² e sua criação se deu em 20/01/1986, sua conservação é feita pela Fundação Florestal (Fundação para Conservação e a Produção Florestal do Estado de São Paulo) vinculada a Secretaria do Meio Ambiente do Governo de São Paulo e foi criada com o objetivo de conservar, manejar e ampliar as florestas do estado de São Paulo.
Seu nome: Este vem dos Ãndios que ali viviam e significa:
Jureia = Ponto Saliente – Itatins = Nariz de Pedra (Ponta da Pedra ou Ponta do Nariz)
Clima: Seu clima é o tropical chuvoso de floresta com temperaturas médias de 22ºG.
Ecossistema: São de floresta tropical pluvial de encosta e de planÃcie, manguezal, restinga, praia arenosa, e costões rochosos. Protegida pela serra dos Itatins há uma grande planÃcie aluvial onde, em vários locais afloram morros sendo o da Juréia o mais elevado deles. Este conjunto de ecossistemas, que permanece praticamente intocado ao longo dos 50km de litoral, mantém ainda todos os animais silvestres caracterÃsticos e, se apresenta como uma beleza indescritÃvel
População: A população local é conhecida como caiçara, sendo oriunda da fusão de portugueses, Ãndios e negros. Estes últimos são os maiores cultivadores das tradições locais, como danças, crenças religiosas, alimentação, artesanato e atividades de pesca e caça. Os habitantes da região são, em sua maioria, pescadores, mateiros, caçadores, palmiteiros. Na Estação Ecológica Jureia Itatins  habitam várias caiçaras, que ainda preservam sua cultura, formas de produção e subsistência, com um conhecimento muito apurado da natureza, temos no lado de PeruÃbe o Bairro Barra do Una hoje transformado em RDS (Reserva Desenvolvimento Sustentável) onde podemos encontrar pescadores, restaurantes de morador caiçara, campings e pequenas pousadas que já vivem do turismo.
Visitação Lado PeruÃbe: A praia do Guarau – Vila Barra do Una – Cachoeira do Pereque estas tem livre acesso para carros. A saber que em alta temporada a liberação para a entrada na portaria do Mosaico Jureia-Itatins é controlada e para a entrada de veÃculos tais como, Vans – Micro-Ônibus e Ônibus é necessário a contratação de uma Agência local devidamente cadastrada na Secretaria de Turismo e Fundação Florestal que fara todo o tramite para a liberação do veÃculo para que o mesmo possa usufruir da cidade e das partes liberadas no Mosaico Jureia-Itatins.
Núcleo do Itinguçu (Praia e Trilha do Arpoador) e demais praias desertas dentro do Mosaico Jureia-Itatins é necessário o contato de uma Agência local devidamente cadastrada na Secretaria de Turismo e Fundação Florestal que fara todo o tramite de liberação para a atividade de visitação e atividade de Trilhas.